Cidade

Paracatu já tem quase mil casos prováveis de dengue. Zika e Chikungunya também crescem na cidade

Cidade 05/08/2022/ 17:54:25
Paracatu já tem quase mil casos prováveis de dengue. Zika e Chikungunya também crescem na cidade Paracatu está próxima da marca de mil casos prováveis de dengue, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na última. São 931 casos, bem à frente de cidades vizinhas como João Pinheiro que registra 351 casos e Vazante com 91 casos.

O balanço também aumento de notificações de chikungunya e zika na cidade. Até poucos anos, não se via falar nessas doenças por aqui. Mas, se acordo com a SES, Paracatu registas os números de 42 para a Chikungunya e 05 para a Zika. Número bem acima de cidades mais populosas como Patos de Minas que registra 13 casos de Chikungunya e nenhum de Zika.

A grande preocupação é com a aproximação do período das chuvas que pode fazer esses casos aumentarem desordenadamente. Isso porque, o Aeds Aegypt, mosquito transmissor das três doenças, se reproduz através de água parada.

Equipes de combate a endemias tem percorrido os bairros da cidade fiscalizando as residências e orientando os moradores sobre os cuidados para impedir a proliferação do mosquito. Mas o trabalho só surtirá efeito se a população compreender a gravidade da situação e resolver entrar na luta contra o Aeds Aegypt.

O levantamento feito pela SES é de 1º de janeiro a 2 de agosto e não registrou nenhum caso de morte por Dengue, chikungunya ou zika em Paracatu.

FONTE: FM REPÓRTER
Outras Notícias