Cidade

A cidade cada vez mais bonita

Cidade 06/03/2020/ 14:28:18
A cidade cada vez mais bonita Paracatu – Situada no Noroeste de Minas, a 228 quilômetros de Brasília (DF), Paracatu tem sua economia baseada na mineração e na produção de grãos. Mas a cidade também guarda outras riquezas que atraem (e encantam) os visitantes, a começar pelos casarões e igrejas do período colonial, museus e belezas naturais (cachoeiras e gruta). Tudo isso temperado por uma gastronomia incomparável.

A cidade conta com uma rica programação cultural e festas populares, parte oriunda das tradições dos escravos, que estão sendo retomadas após a paralisação motivada pela pandemia de COVID-19.

O núcleo urbano de Paracatu surgiu no início do século 18, sob o signo do ouro, que aflorava nos córregos da região (ouro de aluvião). Por causa da abundância do valorizado metal, o arraial teve um rápido crescimento e foi dado de presente a ninguém menos que o príncipe dom Pedro I. Em 20 de outubro de 1798, foi elevado à condição de Vila de Paracatu do Príncipe.

Passados mais de 200 anos, a riqueza minerária permanece. A cidade responde por 25% da produção de ouro do Brasil, sediando as atividades da empresa Kinross Paracatu, que explora a mineração, gerando 6 mil empregos diretos e indiretos.

O município conserva a história e a memória. O seu centro histórico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2012. Um dos mais imponentes prédios antigos de Paracatu é a Matriz de Santo Antonio, erguida em 1754 pelos padres jesuítas e feita de taipa, adobe e vigas de aroeira, que continuam preservadas. O altar-mor é todo confeccionado em madeira. “Esta é a igreja com maior vão livre do mundo, com o telhado sem cumieira”, explica Cristiane Pereira dos Santos, guia de turismo na cidade.
Outras Notícias