Atualidades

Campanha "Vote nelas" incentiva voto em mulheres pretas

Atualidades 31/08/2022/ 10:49:38
Campanha A Cufa (Central Única das Favelas) e a FNA (Frente Nacional Antirracista) estão lançando a campanha Vote Nelas, que pede que o eleitor vote em mulheres pretas.

A cada 100 candidatos que são eleitos no Brasil, apenas três são mulheres pretas, informaram as entidades. A ideia da campanha é estimular que mais mulheres pretas possam ocupar os espaços de poder e, com isso, reverter esse quadro.

Uma estatística parcial feita pelo TSE - Tribunal Superior Eleitoral - para as eleições deste ano revelou que 33% das candidaturas para um cargo político foram registradas por mulheres. Esse número cresceu em relação às eleições de 2018, quando o número de candidaturas de mulheres correspondeu a 31,8%.

Em nota a coordenadora da Cufa, Drika Martim, informa que a campanha é apartidária, mas entende que votar em mulheres pretas competentes é uma obrigação de quem deseja ver as mudanças.

De acordo com as entidades, a campanha fará ações de conscientização presenciais e online em todo o país durante o período eleitoral. Entre essas ações estão previstas rodas de conversas, lives, debates e campanhas nas redes.

Também para estimular as candidaturas de mulheres e negros, o Congresso aprovou que os votos dados a candidatas mulheres e a pessoas negras vão ser contados em dobro para a distribuição de recursos do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário entre os partidos políticos a partir das eleições deste ano.

FONTE: FM REPÓRTER
Outras Notícias